quarta-feira, 20 de agosto de 2008

o que quer dizer igreja?

Há três usos comuns da palavra "igreja". Dois são das escrituras e um não é. Nas es crituras, todos os cristãos formam a igreja de Deus (Ef 1:22-23; 5:22-33). Do mesmo modo, os cristãos que trabalham e adoram juntos num determinado lugar são uma igreja (1 Co 1:2). Poderíamos chamar estes dois usos como igreja universal e igreja local. O uso que não é das escrituras se aplica a um grupo de igrejas que se juntaram e a este poderíamos chamar igreja denominacional. Uma igreja denominacional é um grupo de igrejas trabalhando juntas como se fosse uma, sob uma organização nacional ou internacional.
Agora você pode perguntar: O que é errado com a existência de uma igreja denomina cional? Muitas coisas: 1. A única organização que Deus deu aos cristãos foi a igreja lo cal. Não há autoridade Bíblica para qualquer presidente, sínodo ou convenção se colo car acima de qualquer grupo de igrejas; 2. A Bíblia não autoriza a união de igrejas lo cais. As igrejas têm que funcionar separada e independentemente sob a supervisão de presbíteros, cuja autoridade é limitada a uma igreja local (At14:23; 20:28; 1 Pe 5:2). Pesquise na Bíblia, de capa a capa, para ver se acha o nome de sua igreja denominacio nal. Minha bíblia tem 1238 páginas. Eu não gostaria de ser membro de alguma organi zação religiosa que Deus nunca mencionou, em 1238 páginas!
Crescemos num mundo dominado pelo pensamento denominacional. É preciso cora gem, convicção e estudo com mente aberta da palavra de Deus para nos afastar destas falsas idéias.

-por Gary Fisher

Um comentário:

Religião ou religiosidade? disse...

Entendo como "igreja", o indivíduo que se enquadra dentro de um conceito religioso, porém, em se tratando da "Igreja de Cristo", meu entendimento é que cada pessoa que tenha recebido a Cristo em sua vida, como seu único Remidor, constitui-se a Igreja de Cristo. Evidente é que essa Igreja pode se compor de uma, duas ou quantas pessoas possíveis de estarem unidas num determinado momento, com propósitos de adoração e louvor a Deus, mas isso não exige que se tenha um líder para determinar o que cada um deve ou não fazer, pois se cada um de nós somos a Igreja de Cristo, então já temos toda a orientação necessária para agir como tal.
Quanto a se dizer que existam "igrejas" locais e dirigidas por presbíteros ou outro tipo de liderança, é totalmente contrário aos ensinos do Senhor Jesus, pois Ele mesmo nos ensina conforme João escreveu no seu livro, que enviaria, como o fez, o Espirito Santo para estar conosco nos orientando e nos revelando conforme nossas necessidades individuais, e não que estaria revelando a alguém para que esse alguém viesse me dizer o que Deus estava querendo dizer para mim.
As instituições, sejam elas locais, ou ordenadas sob forma de concílios, sínodos ou convenções, existem por causa da vaidade humana em querer substimar o seu semelhante, e entendo que isso é mais uma das artimanhas de satanás, para limitar o homem de conhecer a Deus pela sua intimidade pessoal com Ele - Deus - tendo que estar submisso à uma ordenança humana já cravada na cruz onde o Senhor Jesus foi crucificado!
Meu sentimento é que a única instituição definida por Deus na terra que subsiste e atravez da qual se pode "ensinar a criança no ceminho em que deva andar", e a família! Mas essa institução divina, não aquela que se considera porque existe um documento assinado num cartório, mas aquela que é formada pela união de um homem e uma mulher, sob a orietançao de Deus, pedida a Ele por ambos em conjunto pelo mesmo propósito, e que sendo aprovado por Deus, prolifera por seus filhos orientados nos preceitos da lei do Senhor, qual recebemos a cada dia, conforme nossas necessidades, pelo Espírito Santo quando buscamos.

Deus nos abeñçõe.

Alonso Banheti