terça-feira, 2 de setembro de 2008

o querer e o realizar


Não é fácil vencer a tentação. As dificuldades são, às vezes, tão grandes que muitos de sistem da batalha. Talvez você mesmo já falou, desesperadamente: "Eu quero melho rar, mas eu não consigo me livrar deste pecado." Depois de lutar, sem sucesso, contra vícios e maus hábitos, algumas pessoas encontram conforto nas palavras de Jesus: "...o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (M 26:41). Outros se iden tificam com a lamentação frustrada de Paulo: "...pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo" (Rm 7:18), mas não devemos justificar nossos fracassos des sa maneira. Jesus estava comentan do sobre o cansaço e fraqueza dos apóstolos, que não conseguiram acompanhá-lo na hora das provações. Paulo descreveu a frustração que ele sentia como judeu abaixo da lei, antes do livramento oferecido em Cristo. Nenhum desses versículos descreve a circunstância do cristão nos dias de hoje. Tudo mudou quando Jesus morreu e ressuscitou.
Ao invés de justificar nossos erros com exemplos de pessoas que viviam antes da vitó ria de Jesus, devemos ouvir as palavras animadoras de outras passagens. (Rm 8) Paulo mostra a situação atual do cristão: "...não andamos segundo a carne, mas se gundo o Espírito" (vs. 4). Os seguidores de Jesus são "mais que vencedores" (vs. 37).
Em Fp 2, Paulo comunica seu sincero desejo que os cristãos andem como luzeiros no mundo. Ele diz que devemos desenvolver a nossa própria salvação, mas nos relembra que é Deus quem dá a vitória: "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer co mo o realizar, segundo a sua boa vontade" (vs. 12-13).
Como servos de Deus, precisamos deixar de pensar como perdedores. Podemos nos sentir fracos, mas Deus é forte. Se nós, de verdade, buscamos o caminho do Senhor, ele nos ajudará a vencer (1 Co 10:13).

-por Dennis Allan

Nenhum comentário: